sexta-feira, 28 de junho de 2013

Uma visão além do intelecto



Congresso de Educação da LBV destaca o tema: uma visão além do intelecto

Nesta quarta-feira, 26 de junho de 2013, teve início o 12º Congresso Internacional de Educação da LBV, sob o tema “A Arte na arte de educar: uma visão além do intelecto”. Participam neste ano, além dos profissionais de vários Estados brasileiros, congressistas de Portugal, Porto Rico, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Argentina e Estados Unidos.

O encontro, que prossegue até o dia 28 deste mês, promove uma série de palestras e oficinas pedagógicas, com vistas a colaborar na formação continuada de docentes, estudantes, pesquisadores, profissionais da educação e de áreas afins interessados em desenvolver um ensino de qualidade aliado aos valores da Cidadania Ecumênica, na construção de uma Cultura de Paz.

Logo na abertura do evento, o Coral Ecumênico e o Grupo de Instrumentistas Infantojuvenis Boa Vontade — formado por alunos do Instituto de Educação José de Paiva Netto, abrilhantaram a cerimônia com o Hino Nacional Brasileiro, além da apresentação, também em Libras, de composições clássicas e do repertório Legionário.

Palestra inaugural
Coube ao dr. Mario Sergio Cortella, filósofo e escritor, mestre e doutor em Educação, a palestra inaugural. Na ocasião, ele explanou sobre o tema do evento e a necessidade de vermos “além do intelecto”, como preconiza a proposta da LBV. Para exemplificar, citou pessoas que valorizaram o sentimento e o exercício da cidadania em suas decisões.

Num momento de seu discurso, ao contemplar a estampa de Jesus, o Cristo Ecumênico, Divino Estadista, o palestrante citou o Evangelho do Divino Mestre segundo João, 10:10 (“Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”). “Não é minivida, subvida, menos vida, é vida em abundância. E o que é uma vida abundante? É uma vida na qual não se ausente o lazer sadio, (…) a Religiosidade libertadora, o trabalho digno, a moradia honrosa (…)”, comentou.

De maneira bem-humorada, o palestrante refletiu sobre a importância do papel de todos para que a sociedade alcance tais valores. Assim, ele finalizou suas palavras apresentando a importância do encontro, que promove um ensino que alia intelecto e sentimento para a vivência de uma Cidadania Ecumênica. “O que viemos fazer nesse Congresso? Vida, e vida em abundância. Para quem? Para todos. Numa vida, história, que seja decente, honrosa e que possa ornar com nossa ética, com nossa esperança, com a nossa capacidade de não desistir”.

Até o dia 28, o congresso contará ainda com palestras do dr. Claudio Picollo, mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e doutor em Educação; de Nádia Conceição Lauriti, mestre em Linguística aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa; de Ricardo Piovan, administrador de empresas com especialização na área de bancos e finanças e diretor da Portal Fox, empresa especializada em consultoria organizacional, coaching, palestras e treinamentos; de Eduardo Natali, graduado em Educação Física e em Pedagogia e pós-graduado em Administração e Marketing esportivo; de Lisie De Lucca, especialista em Linguagens das Artes e mestre em Educação; de Maria Suelí Periotto, supervisora da linha pedagógica da Legião da Boa Vontade (LBV); e de Paula Suelí, historiadora, professora de História e de Cultura Ecumênica.

Informações: www.lbv.org/congressodeeducacao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário